Segunda, 19 de Fevereiro de 2018
   
Tamanho do Texto

Pesquisar

image image image image image image image image
Conheça a IBR Pinheiros A IBR Pinheiros é uma congregação da Igreja Batista Redenção na Zona Oeste da cidade de São Paulo, no bairro de Pinheiros. Venha conhecer!
DEVER | Descobridores da Verdade O Dever é um dos trabalhos evangelísticos e de ensino bíblico da Igreja Batista Redenção voltado a crianças e jovens de 4 a 15 anos.
Escola de Pregadores Série de aulas em vídeo da Escola de Pregadores da Igreja Batista Redenção.  
CADETE - Curso de Teologia da IBR Inscreva-se no curso teológico da Igreja Batista Redenção e torne-se mais fluente na teologia cristã e no uso das Escrituras.
Você Entende esse Versículo? Série em vídeo de animação gráfica que explica o significado de versículos mal-compreendidos.  
Criacionismo Há muito tempo os evolucionistas questionam a fé cristã. Está na hora de inverter o ônus da prova! Leia artigos sobre o tema.
Família e Casamento Seção que reúne os materiais do site voltados à família e ao casamento em forma de artigos, mensagens MP3 e vídeo.
O Que é Ser Crente? Frequentar assiduamente uma igreja evangélica ou ser batizado torna alguém um crente de verdade?  

Igreja Batista Redenção

O Cristão e a Teoria da Terra Plana (Parte 3)

Pastoral

A parte final dessa pastoral apresentará mais dois argumentos clássicos em favor da esfericidade do planeta e as conclusões.

3. A curvatura da Terra no Sentido Leste-Oeste        

A Terra não é curvada apenas no sentido Norte-Sul, mas também no sentido Leste-Oeste, o que é muito importante para supormos sua forma esférica. Há uma diferença de três horas entre as costas Leste e Oeste dos Estados Unidos. Algo semelhante seria a diferença entre Rio Branco, no Acre, e a Ilha de Fernando de Noronha, em Pernambuco. Ou seja, o Sol nasce, aproximadamente, três horas antes na costa Leste do que na costa Oeste. Isso é facilmente verificado por qualquer pessoa que tenha voado entre as costas Leste e Oeste dos Estados Unidos, como de Nova Iorque até Los Angeles (ou do Acre até Pernambuco). Não só o seu relógio mostra que há uma diferença de três horas, mas seu corpo notará a diferença no tempo, muitas vezes com os desagradáveis sintomas de jet lag.

Se alguém dirigir um carro de uma costa a outra, a viagem levará vários dias. Logo, nossos corpos não perceberão a diferença horária. No entanto, nossos relógios revelam que o tempo mudou. Transportes rápidos, como aviões, não eram possíveis na Antiguidade, mas os antigos podiam ver essa diferença horária de maneira diferente: por meio do eclipse lunar. Como o eclipse lunar acontece simultaneamente para todas as pessoas na Terra, um eclipse lunar pode começar logo após o pôr do sol na Grécia. No entanto, no céu espanhol, a Lua apareceria em eclipse antes mesmo de o Sol se pôr. Isso é possível constatar até mesmo pelas fotos do Instagram ou Facebook postadas por pessoas em diferentes localidades. Significa que o eclipse lunar começou antes do pôr do sol na Espanha, mas depois do pôr do sol na Grécia. Apesar de subestimarmos o grau de comunicação no mundo antigo, os antigos estavam cientes desse efeito ― mesmo sem ter smartphones! Isso mostra que a Terra está também curvada no sentido Leste-Oeste. Se a Terra, portanto, é curva tanto no sentido Norte-Sul como Leste-Oeste, sua forma mais provável é, obviamente, uma esfera.

4. Fontes antigas

Fontes antigas, como Aristóteles, também mencionaram que os cascos dos navios desapareciam no horizonte antes que seus mastros quando os navios navegavam. Isso só aconteceria se a Terra fosse esférica. Sem auxílio óptico, como uma luneta, não é fácil fazer essa constatação. No entanto, pode-se facilmente ver um efeito relacionado. Se alguém estiver empoleirado no alto do mastro do navio é capaz de localizar terra ou outros navios antes das pessoas que estão no convés. É por isso que os observadores de navios antigos eram colocados em um mastro com o “ninho de corvo” bem acima do convés da embarcação. Se a Terra fosse plana, não haveria vantagem alguma em estar acima do convés. Isso só é possível se a Terra for esférica.

As pessoas da Antiguidade não apenas sabiam que a Terra é esférica como uma delas mediu com precisão a circunferência do planeta, em torno de 200 a.C. Eratóstenes trabalhou na Grande Biblioteca em Alexandria, no Egito. Ele é conhecido como o “pai da geografia” porque encomendou a confecção de muitos mapas. Em certo ano, no solstício de verão (o dia mais longo do ano), Eratóstenes estava no Sul do Egito, na região dos trópicos, em Siena (Assuã de hoje). Estando no limite norte dos trópicos, o Sol estava diretamente a pino ao meio-dia. Ele percebeu isso porque podia olhar para um poço profundo e ver seu fundo iluminado.

Normalmente, o fundo de um poço não é visível porque a luz do Sol não brilha diretamente no sentido do comprimento do poço, mas o faz ao meio-dia no solstício de verão naquele local (região dos trópicos). Ele também notou que Sol nunca foi a pino em Alexandria, assim como em Siena, justamente porque a cidade está mais ao norte. De volta a Alexandria, no ano seguinte, no solstício de verão, Eratóstenes mediu a circunferência da Terra ao Sol do meio-dia. Ele fez isso construindo um polo vertical de altura conhecida e medindo a sombra do poste ao meio-dia. A trigonometria permitiu que ele encontrasse o ângulo da formação da sombra pelo poste (aproximadamente, 7 graus). Eratóstenes descobriu que o ângulo era cerca de 1/50 de um círculo. Isso significava que Alexandria e Siena, distantes, aproximadamente, oitocentos quilômetros, estavam separadas por um quinquagésimo da circunferência da Terra. Logo, sabendo a distância entre esses dois locais e multiplicando a distância por cinquenta, o resultado seria o tamanho da circunferência da Terra (aproximadamente, 40 mil quilômetros).

Conclusão

Como podemos perceber, os argumentos em favor da esferecidade da Terra são robustos e conhecidos há séculos. Ademais, outros argumentos que não foram abordados aqui, mais sofisticados ou não, como o relato de dois cristãos dentre os doze homens que já pisaram a Lua, não podem ser desprezados.

Por isso, o cristão, como sempre, deve avaliar com cuidado as informações que são despejadas diariamente nas redes sociais, tanto no aspecto científico como no teológico, para que não seja alvo de zombarias que possam comprometer sua reputação e da preciosa igreja de que faz parte. E claro que sempre haverá uma inevitável zombaria por causa do nome de nosso Senhor Jesus Cristo. Mas sejamos zelosos a respeito da zombaria (evitável) que é proveniente de uma postura acadêmica deficiente e negligente como, por exemplo, a da Teoria da Terra Plana.

Ev. Leandro Boer


 
Move
-

Notícias

Principal
21 Anos do Pr. Marcos Granconato à frente da Igreja Batista Redenção

No dia 26 de janeiro, diversos irmãos da IBR se reuniram de modo informal para comemorar os 21 anos do Pr. Marcos à frente da Igreja Batista Redenção. Essa é uma data significativa para nossa igreja, pois esse período ministerial foi marcado por grandes lutas na purificação da igreja e na edificação de vidas. Somos muito gratos a Deus por sua...

Leia Mais ...
Reunião de Abertura do Remar 2018

No dia 20 de janeiro, o Remar (Reunião Masculina da Redenção) se juntou em seu primeiro encontro mensal de 2018. Mais de 30 homens estiveram presentes na chácara do Haroldo, em Itapeva, encontro que já se tornou tradicional para o Remar. Depois de um delicioso e animado café da manhã, o seminarista Níckolas Ramos trouxe um estudo muito útil e relevante...

Leia Mais ...
Visite a IBR Pinheiros, Congregação na Zona Oeste de São Paulo

O ano de 2018 iniciou com a inauguração do novo trabalho da Igreja Batista Redenção. Trata-se da IBR Pinheiros, uma congregação na Zona Oeste da cidade de São Paulo, no bairro de Pinheiros. O local é o Hotel Golden Tower, na rua Deputado Lacerda Franco, 148 ― 650 metros do Metrô Faria Lima (https://goo.gl/maps/2UnZwbVSean).Os...

Leia Mais ...
Culto Inaugural da IBR Pinheiros

No dia 7 de janeiro de 2018 foi inaugurado o ponto de pregação da Igreja Batista Redenção no Hotel Golden Tower, em Pinheiros, Zona Oeste de São Paulo. Foi um tempo muito gostoso de comunhão e adoração. O Pr. Marcos Granconato trouxe um estudo bastante desafiador baseado no texto de Atos 18.9. Tivemos a presença de vários membros da IBR e também de...

Leia Mais ...
DEVER – Descobridores da Verdade

O Dever é um dos trabalhos evangelísticos e de ensino bíblico da IBR voltado a crianças e jovens de 4 a 15 anos. Realizado em 3 sábados por mês, das 10h às 12h30, o Dever possui uma programação voltada para cada faixa etária. Nossos clubes: Pequeninos – 4 a 6 anos Pegadas – 7 a 9 anos Feras I – 10 a 12 anos Feras II – 13 a 15 anos...

Leia Mais ...
Culto e Jantar de Ano Novo

No dia 31 de dezembro de 2017, a Igreja Batista Redenção se reuniu para cultuar nosso Deus e aproveitou para recordar o que o Senhor fez, ao longo do ano, em nossa igreja e na vida de diversos irmãos. Também suplicamos a ele pelos objetivos e desafios de 2018. A mensagem bíblica, proferida pelo pr. Marcos Granconato, foi muito apropriada, pois versou...

Leia Mais ...
App da IBR para Android e iOS

Está disponível o novo App da Igreja Batista Redenção. A nova versão, além de mais agilidade, oferece muito mais serviços gratuitos: Com esse novo App você pode: Saber se a igreja está transmitindo um culto ao vivo, assisti-lo pelo smartphone ou, a partir do app, transferir a transmissão para a TV através do RokuTV, Apple TV ou Chrome Cast (Google).Ouvir...

Leia Mais ...
Transmissão de Cultos ao Vivo

Os cultos da Igreja Batista Redenção de São Paulo são transmitidos ao vivo todos os domingos, às 19h. As transmissões ocorrem somente nesse horário.
Para acessar a página de transmissão, basta entrar em nossa homepage,...

Leia Mais ...

CULTO\ ao Vivo

Programa de Doações

 

Pastorais Recentes

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10
  • 11
  • 12
  • 13
  • 14
  • 15

IBR SermonAudio

 
 

Reuniões

Domingos
09:30
11:30
19:00

 
Culto e EBD
Classe Novos Membros
Culto

Quartas
19:30

 
Culto de Oração

Sábados
10:00
19:00


Crianças
Jovens e Adolescentes

Endereço:

Av. General Ataliba Leonel, 3780
Parada Inglesa - São Paulo/SP

(Sede da Igreja Batista Redenção)

Pr. Marcos Granconato

Veja o mapa (clique aqui)

 

Domingos
09:30

 
Culto e Estudo Bíblico

Endereço:

Hotel Golden Tower

Rua Deputado Lacerda Franco, 14, Pinheiros

(650 metros do Metrô Faria Lima)

Veja o mapa (clique aqui)

Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Contato:

Ev. Leandro Boer

Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

Visitantes Online

Nós temos 116 visitantes online

Estudos Bíblicos Durante a Semana

Todas as quartas-feiras no culto de oração, às 19h30, temos estudos bíblicos detidos e sequenciais. O Pr. Marcos Granconato está expondo detalhadamente a carta de Judas. Participe!

Reflexões Diárias

O site da IBR traz diariamente reflexões de cunho devocional para que os internautas estudem livros da Bíblia além de fazer a leitura bíblica durante o ano. Acesse a página e estude as Escrituras (clique aqui).

Este site é melhor visualizado em Mozilla Firefox, Google Chrome ou Opera.
© Copyright 2009, todos os direitos reservados.
Igreja Batista Redenção.