Segunda, 19 de Novembro de 2018
   
Tamanho do Texto

Pesquisar

Provérbios 10.14

  

Provérbios 10.14

Os sábios acumulam conhecimento, mas a boca do insensato é um convite à ruína” (Pv 10.14 NVI).

Uma boa parcela de atritos entre cônjuges se deve não somente à escolha errada de palavras, mas também à escolha errada da ocasião. Pensando nisso, é certo que transmitir ao marido todas as preocupações da casa assim que ele chega cansado do trabalho ou fazer reclamações à esposa bem nos dias em que ela sofre de tensão pré-menstrual fatalmente ocasionarão discussões, mau-humor e perda de paz. Por isso Salomão mesmo ensinou que “há uma hora certa e também uma maneira certa de agir para cada situação” (Ec 8.6a).

A instrução dada nesse texto de Provérbios aponta na mesma direção, pois diz que o sábio acumula ou entesoura conhecimento. Trata-se da ideia de poupar algo para usar quando for preciso, na hora e do modo adequado. Desse modo, o texto não está tratando de ajuntar conhecimento acadêmico, mas de ser sábio na hora de falar — ou de calar. Isso é possível notar fazendo uma comparação com a segunda metade do versículo em que a “boca” continua sendo o tema da sequência dentro capítulo. Colocando em termos práticos, o homem sábio é aquele que sabe aguardar a hora certa de falar o que é necessário. Ele adquiriu esse conhecimento no tocante à ocasião e à discrição.

O tolo faz exatamente o oposto. Ele não consegue se conter, mesmo sabendo que certas ocasiões não são propícias para certas conversas, gracejos ou repreensões. É como se sentisse coceira na língua pela urgência de expor seus pensamentos. Quando alguém é assim, um tolo, normalmente a ocasião errada é acompanhada das palavras erradas, prenunciando a ruína da paz, da comunhão, da amizade, da edificação, do bom relacionamento familiar e do testemunho que deve dar diante dos homens. Por isso, é tão necessário o servo de Deus aprender sua Palavra e colocá-la em prática, com temor e tremor, com toda a sabedoria ensinada e exemplificada nas Escrituras. Aí, então, ele agirá bem, como discrição e bons modos, afinal, “o coração sábio saberá a hora e a maneira certa de agir” (Ec 8.5b).

Pr. Thomas Tronco

 

Este site é melhor visualizado em Mozilla Firefox, Google Chrome ou Opera.
© Copyright 2009, todos os direitos reservados.
Igreja Batista Redenção.