Segunda, 19 de Novembro de 2018
   
Tamanho do Texto

Pesquisar

Provérbios 16.1

  

Provérbios 16.1

Ao homem pertencem os planos do coração, mas do Senhor vem a resposta da língua” (Pv 16.1 NVI). 

Conheci um policial militar que tinha um grande desejo de ingressar em uma famosa escola de oficiais. Como era muito concorrida, ele se preparou por anos a fio, prestando muitos concursos nos quais nunca passava. Sempre chegava perto, mas tropeçava em alguma etapa e era reprovado. Em um ano, chegou até a entrevista, mas ficou tão nervoso que foi preterido. Muito desanimado, prestou vestibular e entrou em uma concorrida faculdade de Odontologia. Hoje, casado e dentista, viu sua vida tomar um rumo que era antes inesperado, mas que se mostrou muito deleitoso. Ainda bem que Deus e não ele é quem estava no controle de tudo, mudando-lhe o coração no momento certo e lavando-o até onde lhe havia preparado.

Todos nós temos nossos sonhos e metas para a vida. Assim sendo, desde cedo começamos a nos preparar para o futuro. O jovem que quer fazer uma faculdade começa cedo a estudar. Quem quer ser músico, passa horas treinando técnicas em seu instrumento. Quem planeja ser um atleta, dedica horas do seu dia se exercitando. Todo esse planejamento e preparação são bons e fazem parte da vida de homens e mulheres responsáveis e preocupados com o amanhã. Por isso, é dito que “ao homem pertencem os planos do coração”. Por não conhecer seu destino, os homens fazem o que podem para amoldá-lo segundo critérios razoáveis e vitoriosos. Apesar de o futuro ser algo tão complexo que ninguém pode controlar, é bom planejar e se preparar para o que está por vir.

Entretanto, o dono do futuro é o Senhor. É ele quem sabe o que acontecerá porque ele mesmo é quem promove as coisas vindouras. Assim, mesmo que os homens tenham bons projetos de vida, Deus tem planos ainda melhores. No versículo 9, Salomão fala que o Senhor determina os passos dos homens. Mas aqui ele diz algo diferente: “Do Senhor vem a resposta da língua”. Isso significa que, para guiar os passos dos servos, Deus também guia seus corações, fontes de suas palavras. Assim, pessoas que tinham tanta convicção de certas coisas, vão tendo seus corações amoldados a outros gostos e planos conforme o Senhor lhes dirige, por ser ele “quem efetua em vocês tanto o querer quanto o realizar, de acordo com a boa vontade dele” (Fp 2.13). Por isso mesmo o servo de Deus deve ter seu coração aberto e disposto para ser modelado segundo a vontade de Deus. Ler a Bíblia e obedecê-la é um ótimo passo nesse sentido. Afinal, quem melhor que o Senhor para saber qual é o melhor caminho para nós?

Pr. Thomas Tronco

Este site é melhor visualizado em Mozilla Firefox, Google Chrome ou Opera.
© Copyright 2009, todos os direitos reservados.
Igreja Batista Redenção.