Quinta, 20 de Setembro de 2018
   
Tamanho do Texto

Pesquisar

Provérbios 18.9

  

Provérbios 18.9

“Quem relaxa em seu trabalho é irmão do que o destrói” (Pv 18.9 NVI). 

O submarino nuclear Thresher, da Marinha norte-americana, desapareceu em 10 de abril de 1963, tornando-se a sepultura de 129 homens. Acabamento e testes malfeitos podem tê-lo levado ao desastre. A causa provável do naufrágio foi uma falha na tubulação do sistema de água salgada que refrigera as máquinas propulsoras. Tal falha teria inundado o submarino, acabando com toda a energia elétrica. O que é impressionante é que, antes de afundar, o Thresher passou por uma extensa reforma no Estaleiro Naval de Portsmouth, New Hampshire. Entretanto, apenas 5% da tubulação foi inspecionada e, mesmo nessa pequena amostragem, uma em sete áreas examinadas mostrou tubulações “abaixo do padrão”. Era uma receita certa para o fracasso.

Esse inacreditável trabalho relaxado abrange um problema tratado pelo rei Salomão. Ele fala do homem que “relaxa em seu trabalho”. Em outras palavras, trata-se do preguiçoso, ou seja, aquele que é irresponsável com seus deveres, displicente no desempenho das suas funções e ocioso quando deveria ser atuante. Essa é uma das descrições do homem tolo, o qual não se aproxima de Deus pela fé, nem lhe atende as ordens. O sábio rei aborda o tema da preguiça diversas vezes (Ex.: Pv 6.6,9; 19.15; 31.27; Ec 10.18). A diferença deste texto é que ele vai além e não se contenta em mostrar que a preguiça impede o avanço do tolo. Ele também revela que o relaxado “é irmão do que o destrói”. Com isso, abre o entendimento de que ser preguiço ou destruir seus bens com as próprias mãos são basicamente a mesma coisa.

Será que Salomão não exagerou nessa observação? A resposta é um sonoro “não”! Fazer um trabalho relaxado traz diversas consequências, como o dano de bens que deveriam ser bem conservados ou a perda de um emprego por insatisfação do patrão devido à falta de qualidade no trabalho do empregado. Com isso, o tolo não apenas deixa de obter aquilo de que necessita, como perde aquilo que já possui a fim de suprir as faltas. Por isso, quando você fizer algo, faça bem. Não pense em descanso quando é hora de trabalhar. Nem finja fazer o que é sua responsabilidade, mas faça com esmero, dedicação e qualidade. Além de dar bom testemunho, de ser bem-visto por todos e ter suas necessidades supridas, você será considerado um sábio aos olhos de Deus.

Pr. Thomas Tronco

Este site é melhor visualizado em Mozilla Firefox, Google Chrome ou Opera.
© Copyright 2009, todos os direitos reservados.
Igreja Batista Redenção.