Segunda, 26 de Junho de 2017

Titulo:A vantagem do sábio em um mundo confuso
Referencia:Eclesiastes 9.11-18

Eclesiastes 9.11-18

A Vantagem do Sábio em um Mundo Confuso

11    Eu também percebi que, debaixo do Sol, a corrida não é sempre vencida pelo mais rápido, a batalha não é sempre ganha pelo mais forte, a provisão não é sempre obtida pelo mais sábio, a riqueza não é sempre alcançada pelo mais inteligente e o reconhecimento não é sempre conquistado pelo mais habilidoso, pois um acontecimento inesperado pode vir a todos eles.

12    Pois o homem não sabe o que há de vir. Como peixes que são apanhados por redes fatais e pássaros que são capturados por armadilhas, assim os homens são apanhados no tempo da ruína quando este cai de repente sobre eles.

13    Também vi um exemplo de sabedoria, debaixo do Sol, que foi marcante para mim.

14    Um grande rei veio contra uma pequena cidade, em que havia poucos homens, e a cercou, fazendo grandes torres para atacá-la.

15    Então, um homem pobre, mas sábio, que vivia ali, salvou a cidade por meio de sua sabedoria. Entretanto, o povo não se lembrou, depois, daquele homem pobre.

16    Então, concluí que a sabedoria é melhor que a força bruta, mesmo quando a sabedoria do pobre é desprezada e suas palavras são ignoradas.

17    As palavras dos sábios são ouvidas com paciência, mais do que os gritos daquele que governa sobre os tolos.

18    A sabedoria é melhor que armas de guerra, mas um único pecador pode destruir muitas coisas boas.

Mensagem Central:     Ser sábio não garante o caminho do sucesso, mas garante o caminho da retidão.

3 divisões no texto

1. A exposição do problema (11,12)

mais rápido... mais forte... mais sábio... mais inteligente... mais habilidoso.

Um acontecimento inesperado pode vir a todos eles.

A expressão “acontecimento inesperado” é formada por duas palavras hebraicas, o “tempo” e o “acaso”.

Hendíadis, como Ec 3.1: “Há um momento certo para todas as coisas debaixo do céu”.

Literal:          Para tudo há uma data e um tempo.

Hendíadis:     Para tudo há um momento certo.

2. Um exemplo marcante (13-15)

grande rei... pequena cidade... poucos homens... grandes torres.

Só podemos conjecturar a respeito de como o sábio fez isso:

·         por meio de negociações ou concessões oportunas com os invasores.

·         pela entrega de um ofensor principal, como na cidade de Abel-Bete-Maaca (cp. 2Sm 20.14-22).

·         pelo assassinato de um general inimigo, como em Betúlia (cp. Judite 13.8-11).

·         pela aplicação inteligente das artes mecânicas, como fez Arquimedes, em Siracusa (214 a.C.).

o povo não se lembrou, depois, daquele homem pobre.

3. As conclusões do Pregador (16-18)

·         A sabedoria é melhor que a força bruta (16)

·         As palavras dos sábios são ouvidas com paciência (17)

·         Um único pecador pode destruir muitas coisas boas (18)