Domingo, 25 de Fevereiro de 2018
   
Tamanho do Texto

Pesquisar

Download

Titulo:Dificuldades no ministério pastoral
Referencia:Números 20.1-13
Notas:

Números 20.1-13

Dificuldades no Ministério Pastoral

 

4 dificuldades frequentes na vida ministerial

 

1. O líder tem problemas pessoais assim como os demais (v.1).

 

1Chegando os filhos de Israel, toda a congregação, ao deserto de Zim, no mês primeiro, o povo ficou em Cades. Ali, morreu Miriã e, ali, foi sepultada.

 

1)    FRUSTRAÇÃO – O deserto de Zim era contíguo à Cades, onde eles foram condenados a permanecer no deserto até que toda aquela geração morresse.

 

2)    PERDA PESSOAL – A morte da irmã, Miriã.

 

2. As ovelhas às vezes criam dificuldades e empecilhos (v.2-5).

 

2Não havia água para o povo; então, se ajuntaram contra Moisés e contra Arão. 3E o povo contendeu com Moisés, e disseram. Antes tivéssemos perecido quando expiraram nossos irmãos perante o Senhor! 4Por que trouxestes a congregação do Senhor a este deserto, para morrermos aí, nós e os nossos animais? 5E por que nos fizestes subir do Egito, para nos trazer a este mau lugar, que não é de cereais, nem de figos, nem de vides, nem de romãs, nem de água para beber?

 

ÊXODO 17.1-7 – Situação muito semelhante.

 

OVELHAS-CLIENTES – A atitude de “clientes insatisfeitos ou mal-atendidos” não é um problema novo entre as ovelhas.

 

3. O líder nem sempre tem a reação que deveria (v.6-11).

 

6Então, Moisés e Arão se foram de diante do povo para a porta da tenda da congregação e se lançaram sobre o seu rosto; e a glória do Senhor lhes apareceu. 7Disse o Senhor a Moisés: 8Toma o bordão, ajunta o povo, tu e Arão, teu irmão, e, diante dele, falai à rocha, e dará a sua água; assim lhe tirareis água da rocha e dareis a beber à congregação e aos seus animais. 9Então, Moisés tomou o bordão de diante do Senhor, como lhe tinha ordenado.  10Moisés e Arão reuniram o povo diante da rocha, e Moisés lhe disse: Ouvi, agora, rebeldes: porventura, faremos sair água desta rocha para vós outros? 11Moisés levantou a mão e feriu a rocha duas vezes com o seu bordão, e saíram muitas águas; e bebeu a congregação e os seus animais.

 

PROBLEMAS PESSOAIS E MINISTERIAIS afetam, muitas vezes, o modo como os líderes devem reagir à diversas situações ligadas à sua função.

 

Independente dos problemas específicos, é certo que líder algum sabe todas as respostas ou é isento de falhas e fraquezas.

 

4. As exigências ministeriais são as mesmas independente da situação (v.12-13).

 

12Mas o Senhor disse a Moisés e a Arão: Visto que não crestes em mim, para me santificardes diante dos filhos de Israel, por isso, não fareis entrar este povo na terra que lhe dei.13São estas as águas de Meribá, porque os filhos de Israel contenderam com o Senhor; e o Senhor se santificou neles.

 

“Obedecei aos vossos guias e sede submissos para com eles; pois velam por vossa alma, como quem deve prestar contas, para que façam isto com alegria e não gemendo; porque isto não aproveita a vós outros” (Hb 13.17).

 

 

Como, então, é possível ser pastor de um rebanho de pessoas em situações tão adversas?

 

11Então, disse Moisés a Deus: Quem sou eu para ir a Faraó e tirar do Egito os filhos de Israel? 12Deus lhe respondeu: Eu serei contigo; e este será o sinal de que eu te enviei: depois de haveres tirado o povo do Egito, servireis a Deus neste monte (Êx 3.11–12).

 

“Não te mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o SENHOR, teu Deus, é contigo por onde quer que andares” (Js 1.9).

 

DOWNLOAD



Este site é melhor visualizado em Mozilla Firefox, Google Chrome ou Opera.
© Copyright 2009, todos os direitos reservados.
Igreja Batista Redenção.