Domingo, 16 de Dezembro de 2018

Titulo:Modos de reagir aos caminhos de Deus
Referencia:Ageu 1.7-11

Ageu 1.7-11

Modos de Reagir aos Caminhos de Deus

7   Assim diz o Senhor dos exércitos: Ponham sua consciência sobre os seus caminhos.

8   Subam ao monte, tragam madeira e edifiquem a casa. Então, eu me deleitarei nela e me cobrirei de glória — diz o Senhor.

9   Vocês esperam a abundância, mas eis que obtêm pouco. O que vocês trouxeram para casa, eu o assoprei. Por que? — declara o Senhor dos exércitos. Por causa da minha casa, a qual está arruinada enquanto cada um de vocês se apressa por sua própria casa.

10 Por isso, os céus retiveram a chuva sobre vocês e a terra reteve a colheita.

11 Pois eu chamei a seca sobre a terra, sobre os montes, sobre o cereal, sobre o vinho, sobre o azeite, sobre o que cresce do solo, sobre os homens, sobre os animais e sobre todo o trabalho das mãos.

2 caminhos diante das ordens de Deus

1. A obediência (7-8)

Na primeira vez que Ageu disse a frase do v.7 (v.5), ele só enumerou as consequências ruins decorrentes das más ações dos seus ouvintes. Agora ele expõe 2 caminhos e suas consequências, a exemplo das bênçãos e maldições da aliança mosaica (Lv 26; Dt 28).

5 Agora, porém, assim diz o Senhor dos Exércitos: Ponham sua consciência sobre os seus caminhos.

6 Vocês têm semeado muito, mas colhido pouco. Comem, mas não se fartam. Bebem, mas não ficam alegres. Vestem-se, mas não se aquecem. E o assalariado põe o pagamento em uma bolsa furada.

3 ações no imperativo (jussivo): “subir”, “trazer”, “edificar”. Exigem esforço, dedicação e paciência.

Resultados da obediência:

“me deleitarei nela” – Ao dizer “nela”, é possível perceber que Deus se alegra na obediência, mas também no objeto (a obra em si) produzido pela obediência, o qual ele usa para sua glória.

“me cobrirei de glória” – A restauração da glória de Deus no meio de Israel. O reerguimento da sua casa atestasse às nações que ele é um Deus que não perde batalhas e nem abandona seu povo e, de igual modo, que produzisse, entre os judeus, temor por seu nome e esperança de uma restauração completa no futuro.

A glória do Senhor enchendo o Templo:

Tendo os sacerdotes saído do santuário, uma nuvem encheu a Casa do Senhor, de tal sorte que os sacerdotes não puderam permanecer ali, para ministrar, por causa da nuvem, porque a glória do Senhor enchera a Casa do Senhor (1Rs 8.10-11).

A glória do Senhor deixando o Templo:

A glória do Senhor subiu do meio da cidade e se pôs sobre o monte que está ao oriente da cidade (Ez 11.23).

A glória do Senhor voltaria ao Templo:

6Pois assim diz o Senhor dos Exércitos: Ainda uma vez, dentro em pouco, farei abalar o céu, a terra, o mar e a terra seca;7farei abalar todas as nações, e as coisas preciosas de todas as nações virão, e encherei de glória esta casa, diz o Senhor dos Exércitos (Ag 2.6-7).

Encorajamento para servir a Deus e fazer sua obra.

2. A rebeldia (9-11)

A rebeldia em si não é descrita nesse parágrafo (foi apontada no parágrafo anterior), de modo que aqui aparecem os resultados dela.

Resultado: “Seca”.

Trocadilho com a palavra “seca” (horev), no v.11, e a palavra “arruinado” (harev), nos vv.4,9. A ideia é: “Vocês deixaram meu templo ‘arruinado’ e eu deixei vocês sob uma terrível ‘seca’”.

Exemplos de ordens que a igreja deve obedecer:

Testemunho de Cristo:

9Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz (1Pe 2.9).

Serviço para edificação da igreja:

4Ora, os dons são diversos, mas o Espírito é o mesmo.5E também há diversidade nos serviços, mas o Senhor é o mesmo.6E há diversidade nas realizações, mas o mesmo Deus é quem opera tudo em todos.7A manifestação do Espírito é concedida a cada um visando a um fim proveitoso (1Co 12.4-7)...

... Assim, também vós, visto que desejais dons espirituais, procurai progredir, para a edificação da igreja (1Co 14.12).

Edificação mútua dos irmãos:

29Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem (Ef 4.29).

14Porque toda a lei se cumpre em um só preceito, a saber: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. 15Se vós, porém, vos mordeis e devorais uns aos outros, vede que não sejais mutuamente destruídos (Gl 5.14-15).

Santificação:

3Pois esta é a vontade de Deus: a vossa santificação, que vos abstenhais da prostituição;4que cada um de vós saiba possuir o próprio corpo em santificação e honra,5não com o desejo de lascívia como os gentios que não conhecem a Deus (1Ts 4.3-5).